Heb. Yehuda, " o Senhor seja louvado "; A palavra vem de uma raiz que significa "lançar uma pedra" ou "estender as mãos" em adoração. O segundo filho de Jacó com Lia:
Gn 29:35 "E concebeu outra vez e deu à luz um filho, dizendo: Esta vez louvarei ao SENHOR. Por isso chamou-o Judá; e cessou de dar à luz."
Judá foi o quarto filho de Jacó e Lia, e irmão legítimo de Rúben, Simeão, e Levi (os irmãos mais velhos), Issacar e Zebulom (os irmãos mais jovens), os filhos de Lia, e a irmã dele era Diná. No episódio de José, Judá recomendou que seus irmãos vendessem José aos Ismaelitas ao invés de o matar:
Gen 37:26-27 "Então Judá disse aos seus irmãos: Que proveito haverá que matemos a nosso irmão e escondamos o seu sangue? Vinde e vendamo-lo a estes ismaelitas, e não seja nossa mão sobre ele; porque ele é nosso irmão, nossa carne. E seus irmãos obedeceram."
Depois, Judá mudou-se para Adulão, e casou-se com a filha de um caananeu, com quem ele teve três filhos, Er, Onã, e Selá. Er casou-se com uma mulher cujo nome era Tamar, mas ele morreu sem filhos. Judá então deu Tamar ao seu segundo filho, Onã que também morreu sem filhos. Judá era relutou em dar o seu único filho sobrevivente dele para esta mulher e lhe disse que esperasse até o menino tivesse idade para casar (38:1-11).
Também foi Judá quem foi enviado por Jacó para preparar o caminho para ele na terra de Gósen (46:28). Nada mais é dito dele até que ele recebeu, junto com seus irmãos, a bênção final do pai dele (49:8-12).
No comments:
Post a Comment