Saturday, November 04, 2006

Tribo de Ruben

Heb. Rúben; "veja um filho"). Rúben era o filho primogênito de Jacó e Lia (Gn. 29:32).

Gn 29:32 " E concebeu Lia, e deu à luz um filho, e chamou-o Rúben; pois disse: Porque o SENHOR atendeu à minha aflição, por isso agora me amará o meu marido."

Rúben é costumeiramente lembrado como aquele que defendeu a José, quando os seus ciumentos irmãos quiseram matá-lo em Dotã. Rúben, como o filho primogênito, proferiu o seu conselho, e a vida de José foi poupada.

Gn 37:20-22 Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos. E ouvindo-o Rúben, livrou-o das suas mãos, e disse: Não lhe tiremos a vida. Também lhes disse Rúben: Não derrameis sangue; lançai-o nesta cova, que está no deserto, e não lanceis mãos nele; isto disse para livrá-lo das mãos deles e para torná-lo a seu pai."

Depois que José cresceu e estava regendo o Egipto, pela providência de Deus houve uma escassez terrível, e veio Rúben e seus irmãos ao Egipto à procura de comida. Quando eles se encontraram com José, Rúben aceitou o Soberano do Egipto que o tratou severamente e a seus irmãos, como um julgamento por causa do pecado deles:

Gn 42:21-22 " Então disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados acerca de nosso irmão, pois vimos a angústia da sua alma, quando nos rogava; nós porém não ouvimos, por isso vem sobre nós esta angústia. E Rúben respondeu-lhes, dizendo: Não vo-lo dizia eu: Não pequeis contra o menino; mas não ouvistes; e vedes aqui, o seu sangue também é requerido".


Rúben também entregou a Jacó a mensagem de José, que exigia que Benjamim viesse para o Egito, e ofereceu os seus próprios dois filhos como penhor para o retorno seguro de Benjamim. Na mudança de Jacó ao Egito, em 1876 A.C., Rúben tinha quatro filhos- Enoque, Palu, Hezrom, e Carmi (46:9).

No comments: